sábado, 28 de abril de 2012

Sociedade de Consumidores

Quando se fala em mídias, a grande maioria da população logo pensa na TV, por vezes esquecemos que mídia também são imagens, músicas, a própria internet, enfim, tudo aquilo que de alguma forma nos influencia, nos interpela. Esse bombardeio de modos de ser, modos de se comportar, começa lá na infância, as crianças começam à, principalmente, assistir TV muito cedo, por isso são muito mais influenciáveis, assim a mídia vai constituindo os sujeitos, lhes dizendo o que comer, o que vestir, que programas assistir, entre outras coisas. Está formada uma geração de consumidores! A mídia em geral, gira em torno do consumo, novos produtos circulam nos intervalos da sua novela favorita ou alguns segundos antes de você assistir um vídeo no you tube, propagandas dizendo compre para ficar na moda, compre para emagrecer, compre para ser feliz. E nós, como consumidores dóceis que somos, compramos. Nosso papel como educadores (ou futuros) é problematizar essas questões, mostrar para nossos alunos (e para nós) que essa vida de consumo exagerado nos prejudica duplamente, pois além de não trazer a prometida felicidade causa danos, muitas vezes irreversíveis ao planeta. A analise de músicas, vídeos, filmes e programas de TV é uma maneira de fazer um trabalho pedagógico de conscientização sobre essas questões com as crianças, mostrar a elas através da própria mídia que consumindo exageradamente, temos muito mais a perder do que a ganhar.



Abaixo segue um vídeo que construímos acerca dessas questões.

Um comentário:

  1. Oi menin@s! Achamos muito interessante o blog de vocês. Parabéns pelas reflexões aqui compartilhadas e pela inciativa de autoria e criação do vídeo. Isso demonstra o quanto estão envolvidas e comprometidas com a disciplina. Beijos Juh e Aline.

    ResponderExcluir